novidades

Uma História de Amor

01/02/2018

O Amoreiras Shopping Center vai ser palco de uma bonita história de amor de 6 a 28 de fevereiro.


Não deixe de visitar a exposição "Uma História de Amor" na escadaria do Amoreiras.
Uma exposição em parceira com a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva com mote à celebração do S. Valentim.

Inseparáveis na vida e na pintura
Arpad Szenes e Vieira da Silva conheceram-se em Paris em 1928, casaram em 1930 e viveram juntos até à morte de Arpad em 1985.
Foram 55 anos de uma vida em comum de excepcional riqueza, no plano afectivo e criativo. As suas respectivas obras, ainda que muito diferentes, são indissociáveis, alimentadas nas mesmas fontes, e resultam de um convívio diário e enriquecedor.
A correspondência entre pinturas situa-se talvez para lá do ponto de vista formal, residindo num entendimento partilhado da arte, na atitude exigente e nas interrogações plásticas que cada um explorou à sua maneira.
Mais complexa e atormentada, Vieira da Silva encontrou em Arpad Szenes protecção e encorajamento. Ela ter-lhe-à induzido algum rigor e persistência e ele, por sua vez, contribuiu para uma certa libertação das suas angústias. É neste sentido que se pode falar de complementaridade nas suas obras.
Quando Maria Helena e Arpad se apaixonaram, cada um tinha já a certeza inabalável da sua própria opção criativa. Companheiros de vida e de ofício, partilharam as mesmas paixões, gostos e preocupações, numa sinergia enriquecedora e criativa.

Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva
A Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva alberga um museu de arte contemporânea, uma casa atelier e um centro de documentação vocacionados para a divulgação e estudo da vida e obra do casal de pintores Arpad Szenes (Budapeste, 1897-1985) e Maria Helena Vieira da Silva (Lisboa, 1908-1992). Integrados na denominada Segunda Escola de Paris, Arpad e Maria Helena conheceram-se na capital francesa em 1930 e viveram 55 anos em comum em Paris, no Rio de Janeiro e em Lisboa. Considerada a maior pintora portuguesa, Vieira da Silva está representada nos maiores museus de todo o mundo, mas foi Lisboa que elegeu para receber o museu que tem o seu nome e o do marido.

A não perder!

Participe ainda no Passatempo digital a decorrer no instagram do shopping que oferece 10 bilhetes duplos para visitar o museu da Fundação. Saiba como participar >>


partilhar no facebook
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site
estará a consentir a sua utilização.